Faz Sentido: Namoro online e a distância tem futuro hoje?

Redação do Diário

Faz Sentido: Namoro online e a distância tem futuro hoje?

Será que o namoro a distância, por meio da internet, dá mais certo que o de carne e osso? E conhecer alguém por aplicativos de encontro vai acabar em um relacionamento de sucesso? Estes e outros assuntos foram abordados no último Faz Sentido, em 19 de março. A apresentadora e jornalista Fabiana Sparremberger recebeu a psicóloga Alba Gorete Lenz para tratar do assunto.

Contato físico

Conforme a psicóloga, a partir dos resultados da enquete realizada nas redes sociais do Diário, a necessidade do contato físico nos relacionamentos pode ser devido ao período do isolamento social. Os relacionamentos pela internet aumentaram, mas ocorreu um maior desejo por relações presenciais.– É importante frisarmos que existem dois tipos de relacionamentos a distância. Aquele no qual as pessoas já se conheciam, ou namoravam, mas uma delas precisou se mudar. O outro é quando as pessoas se conhecem virtualmente. Mas os dois tipos precisam de honestidade, confiança e diálogo – são sempre fundamentais.

A jornalista apresentou um levantamento realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Longa Distância, dos Estados Unidos, e a pergunta era: “quais as chances de um namoro a distância dar certo?”:– A pesquisa, de 2020, mostrou que 73% das relações deram certo. O critério utilizado para o estudo foi o namoro durar mais de seis meses. Nos Estados Unidos, mais de 7 milhões de casais têm um relacionamento que sobrevive graças à internet e ao telefone. De acordo com o Centro, 30% dos namoros de carne e osso acabam nos primeiros seis meses. E o resultado mostrou que o namoro a distância dura mais (27% terminaram antes dos 6 meses).

Diálogo

Um dos fatores que podem prejudicar os relacionamentos online é a idealização do parceiro ou da parceira. Alba comenta que namoros virtuais podem ocorrer em função de algum medo da pessoa, como decepcionar-se.– Não querer se machucar logo de cara pode ser uma das questões de procurar um relacionamento online primeiro. Depois, a pessoa pode experimentar se vai ter alguma química. Mas, é importante frisar que em todas as relações, seja a distância ou física, são necessários diálogo e respeito.Ainda sobre a pesquisa, a explicação para os relacionamentos a distância darem certo é a maior comunicação assertiva.– Pessoas separadas fisicamente têm um diálogo mais aberto. Conversam mais sobre o relacionamento, tem menos discussões triviais, conseguem separar o horário de trabalho do de namoro. Ou seja, tem mais tempo de qualidade juntos. O que pode criar uma proximidade que não é encontrada em casais que se vêem todos os dias – aponta Fabiana, fundamentada nos resultados da pesquisa.

A psicóloga destaca ainda que o casal precisa ter objetivos comuns de vida.– Muitas pessoas que querem mudar o cônjuge buscam a terapia de casal. E é isso que as pessoas precisam se dar conta. Os pensamentos diferentes sempre vão existir e precisam ser respeitados. Mas pessoas com objetivos divergentes terão conflitos no relacionamento, isso não tem jeito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Viva o Campus de volta às aulas reúne grande público na UFSM Anterior

Viva o Campus de volta às aulas reúne grande público na UFSM

Empresários debatem as relações de trabalho no novo governo em evento nesta segunda Próximo

Empresários debatem as relações de trabalho no novo governo em evento nesta segunda

Geral